Por: Claudio Fernando Ramos 10/10/2012 Cacau ":¬)
Esse é um dos momentos memoráveis desse país continental. Um homem de pele negra chegar ao mais alto posto da justiça nesse injusto e racista país. Sabia ontem, hoje sei mais ainda, que ele não é o único com essa condição (possibilidade). Mas também sei que os fomentadores das oportunidades não pensam o mesmo que eu (não são isonômicos). Parabéns Joaquim, não espero que você salve essa nação (não há espaços para messianatos na política), pois essa não é a obrigação de um só. Mas, uma obrigação de todos que se dizem cidadãos e que sonha com a plenitude do conceito. Só faça o que tiver que ser feito, com consciência e o máximo de humanismo. Cacau ":¬)
http://br.noticias.yahoo.com/joaquim-barbosa-%C3%A9-eleito-presidente-stf-184000447.htmlCom nove votos a favor um contra, o ministro Joaquim Barbosa foi eleito nesta quarta presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. Relator do processo do mensalão, Barbosa assumirá a presidência da Corte em novembro, com a aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto. A escolha ocorre um dia depois de o tribunal ter formado maioria para condenar o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, principal réu do mensalão, por corrupção ativa.
Pela tradição do colegiado, o ministro não vota em si mesmo, mas vota em seu futuro vice-presidente. Por isso ocorreu um voto contrário. Em seguida, Ricardo Lewandowski foi eleito para a função de vice-presidente.
Coube ao ministro Celso de Mello, o decano do tribunal, saudar a eleição de Barbosa. Para Mello, a escolha de Barbosa manteve a tradição da Corte de escolher seu próprio presidente. O ministro lembrou que nem sempre o "autogoverno" do Supremo prevaleceu na história do tribunal. "Tenho certeza de que, agindo com sabedoria, prudência e segurança, (Joaquim Barbosa) saberá superar os obstáculos", destacou o decano.
Em seguida, o procurador-geral da República, também elogiou a escolha de Barbosa para o cargo, lembrando que fazia com "especial orgulho" porque o ministro eleito foi durante 19 anos, antes de ir para o STF, integrante da carreira do Ministério Público Federal.
Da tribuna, o advogado Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), também homenageou, "em nome da classe dos advogados", a eleição de Barbosa. Segundo Caldas, certamente o ministro terá "sabedoria" para conduzir os trabalhos do STF.
Após as saudações, o presidente eleito fez um rápida manifestação sobre a eleição: "Eu gostaria de agradecer a todos os colegas a confiança em eleger-me presidente da Corte e dizer da minha satisfação em ser eleito e futuramente exercer a presidência da Casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário