Adaptado de: http://www.ufrgs.br/bioetica/impercat.htm
Por: Claudio Fernando Ramos 11/09/2014. Cacau “:¬)
O Imperativo Categórico
Duas coisas me enchem o ânimo de admiração e
respeito: o céu estrelado acima de mim e a lei moral que está em mim.
(Crítica da Razão Pura)
(Crítica da Razão Pura)
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Essa é uma das ideias centrais para a adequada
compreensão da moralidade e da eticidade.
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Nesta proposta o pensador sintetizou o seu
pensamento sobre as questões da moralidade.
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O alemão valorizava esta ideia de lei moral. Por
isso ele formulou uma das mais célebres frases a este respeito:
Várias formas, um Imperativo
Imperativo Categórico:
Age somente, segundo uma
máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal.
Kant E. Fundamentos da metafísica dos costumes. Rio
de Janeiro: Ediouro, sd:70-1,79.
Imperativo Universal:
Age como se a máxima de
tua ação devesse tornar-se, por tua vontade, lei universal da natureza.
Kant E. Fundamentos da metafísica dos costumes. Rio
de Janeiro: Ediouro, sd:70-1,79.
Imperativo Prático:
Age de tal modo que
possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro,
sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca apenas como um meio.
Kant E. Fundamentos da metafísica dos costumes. Rio
de Janeiro: Ediouro, sd:70-1,79.
Comentários
"a representação de um
princípio objetivo enquanto constrange a vontade, denomina-se uma ordem da
razão; e a fórmula do mando denomina-se Imperativo"(II)
Abbagnano
N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970:519.
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Kant criou o termo Imperativo, no seu
livro Fundamentação da Metafísica dos
Costumes, escrito em 1785.
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Esta palavra pode ser entendida, segundo alguns
autores como uma analogia ao termo bíblico Mandamento.
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Na dialética da liberdade, o homem precisa sintetizar
o necessário
e o possível,
e tanto o necessário quanto o possível variam através da história.
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Mas a sintetização sendo responsabilidade do
próprio indivíduo existente, não há parâmetros fornecidos definitivamente.
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E a ética da liberdade (responsável) tem o mérito
de exigir constantemente o respeito a cada ser humano.
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Quantas vezes, mesmo os que defendem a vida ou a
vida humana não o fazem de maneira tão dogmática e intransigente que acabam por
tratar os outros homens como apenas coisas?
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