O filósofo das
ideias claras e distintas!
Introdução
-
Espetáculo Verborrágico – quando todos, de qualquer forma, têm a pretensão do
saber.
-
Isonomia Cognitiva – a razão é a coisa mais bem distribuída entre os homens.
-
Característica Inata da Espécie Humana – nenhum homem possui mais ou menos
razão.
-
A Origem do Falso – falta de um fundamento seguro, sem o qual a verdade não se absolutiza
nem se universaliza.
A) Teoria do Conhecimento
-
Também conhecida como: gnosiologia (gnose = conhecimento) e epistemologia
(episteme = ciência).
-
Racionalismo ou Empirismo? – o conhecimento é possível somente por intermédio impreterível
da razão ou também faz o uso imprescindível dos sentidos?
-
Sujeito ou Objeto? – a importância no processo de conhecer deve recair sobre o
sujeito ou sobre o objeto do conhecimento?
-
Realismo (res = coisa) ou Idealismo? – espectador ou protagonista no desvelar o
universo?
B) Duvida Hiperbólica
-
Também conhecida como Dúvida Exagerada.
-
Tudo é posto sob o crivo da razão: o ser, a realidade e a divindade.
C) O Cogito
-
Cogito Ergo Sum – penso logo existo!
-
Fim das dúvidas – pode-se duvidar de tudo, menos do pensamento.
-
Todo conhecimento possível é humano.
D) O Que Existe Enquanto Substância
-
Res Cogitas (espírito) – substância pensante, imperfeita, finita e dependente.
-
Res Divina (Deus) – substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é
independente.
-
Res Extensa (matéria) – substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e
dependente.
E) Método (caminho)
-
Evidencia
– clareza e distinção dos princípios inteligíveis (plano das ideias).
-
Análise
– decompor as representações imediatas em representações mais simples (a fim de
organizar e ordenar os fatos).
-
Síntese
– passo seguinte à decomposição, ou seja, reordenação sistemática dos
fatos.
-
Enumeração
– verificação geral do processo (evita falhas, garantindo a correta
análise).
F) Do Falso ao Absoluto
-
Ideias Adventícias (o que vem de fora):
a) Representações oriundas dos sentidos.
b) Juízos formulados a partir das coisas e
não da compreensão.
c) Ideias que demonstram a aparência das
coisas (sentidos), não o que ele é.
-
Ideias Fictícias (imaginação):
a) Nascem a partir de ideias adventícias.
b) Formam situações sem nenhuma
correspondência com a realidade.
c) Instrui nada sobre coisa nenhuma.
-
Ideias Inatas (apriorismo):
a) São princípios simples por si mesmos.
b) São princípios de índole matemática.
c) Não são coisas (res = coisas) – manifestam-se
ao “espírito” por intuição (figuras geométricas).
d) Nos permitem conhecer os objetos
particulares (res extensa).
e) São deduzidas e demonstradas apenas
racionalmente.
f) São a marca do Criador em nosso “espírito”.
G) Deus, Ser Necessário
-
O homem consciente de suas limitações.
-
Mundo Inteligível – somente pelas representações do “espírito” se conhece as
coisas.
H) Conclusão
-
Conhecimento de Fato (absoluto e universal) só é possível observando
determinados critérios: inatismo, racionalismo, idealismo e uma geometrização
do pensamento.
-
O homem é sujeito pensante e ativo no processo.
-
Consequências e responsabilidades são sempre humanas.
-
Deus ajuda, mas é sempre por meio de uma intervenção que não pode ser
evidenciada (seus projetos não podem ser conhecidos).
I) Vida
-
Nasceu na França, era de família nobre.
-
Viajou muito a fim de procurar a Verdade no mundo.
-
Influenciado pelo Cardeal Bérulle, dedica-se ao estudo da filosofia (estudou em
escola jesuíta).
-
Em 1629, evitando problemas com a Inquisição, vai para a Holanda e passa a
dedicar a física e a matemática.
-
Em 1637, retoma seus estudos de filosofia.
-
Deixou muitos livros e inúmeras cartas, sendo famosas as cartas filosóficas à
princesa Elisabeth (Alemanha) e à rainha Cristina da Suécia.
-
Morre em 1650 em Estocolmo devido ao rigor do inverno.
-
René Descartes, foi considerado o “pai da filosofia moderna”.
J) Principais Obras
-
O discurso sobre o método
-
As meditações
-
Regras para direção do Espírito
-
Carta Prefácio
-
As paixões da Alma
-
Todos os seus livros foram colocados no Index em 1662.
Nenhum comentário:
Postar um comentário