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HUMANISMO
Vênus |
No final da Idade Média a estrutura feudal,
desgastada, começou a dar lugar a uma nova ordem social, econômica, política e
cultural. Todas essas transformações trouxeram mudanças no modo de pensar de
muitas pessoas, principalmente as mais ricas que residiam nas grandes cidades.
Nesse contexto desenvolveram-se movimentos de caráter intelectual, científico e
artístico, veremos três deles a seguir.
HUMANISMO
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações. Essa visão contrariava a Igreja que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia.
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações. Essa visão contrariava a Igreja que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia.
Inspirados pelos humanistas, artistas italianos
iniciaram um movimento cultural conhecido como Renascimento. O grande interesse
dos renascentistas era recuperar elementos da cultura greco-romana para os seus
dias.
RENASCIMENTO
O Renascimento teve seu início na Itália, pois lá
se encontrava uma série de condições favoráveis, como: a ação mecenas (pessoas
com boas condições financeiras que patrocinavam os artistas); a presença de
vários intelectuais bizantinos que fugiram para a Itália após a queda de
Constantinopla em 1453; inúmeros elementos preservados da Antiguidade; o
acúmulo de riquezas de algumas cidades que foi utilizado nas artes.
Com o Renascimento houve também um aumento na
qualidade e quantidade das obras produzidas, contribuíram para essa expansão o
desenvolvimento da imprensa por Johann Gutenberg e a ação dos mecenas. Mas,
mesmo com o grande número de obras produzidas, o Renascimento apresentou
características comuns como a diversificação dos temas das obras (antes
monopolizados pela Igreja) e o desenvolvimento de novas técnicas como a pintura
a óleo e a perspectiva, que permitia a percepção de volume e profundidade.
Destacaram-se artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Luís
de Camões, Miguel de Cervantes, entre outros.
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
O humanismo e o renascimento também influenciaram
as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado
Renascimento Científico. Este movimento surgiu para questionar as conclusões
prontas, desenvolvidas por sábios da Antiguidade e absorvidas por teólogos
cristãos. Os novos cientistas, valorizando a razão, apresentavam uma atitude
crítica que os fazia observar os fenômenos naturais, realizar experiências,
formular hipóteses e buscar sua comprovação. Claro que essa nova mentalidade
científica enfrentou resistências principalmente da Igreja, presa às tradições
medievais.
Alguns eventos merecem destaque, como o trabalho de
Miguel de Servet, médico e teólogo espanhol que descobriu o funcionamento da
circulação sanguínea dissecando cadáveres. Mas essa prática foi condenada pelos
cristãos e Servet acabou morto na fogueira, na Suíça, pelo governo de Calvino.
Nicolau Copérnico, sacerdote católico e astrônomo, desenvolveu uma das mais
importantes teorias científicas da sua época, o heliocentrismo (diz que a Terra
e os demais planetas se movimentam ao redor do Sol), que se contrapôs à teoria
geocêntrica (afirmava que o Sol e os planetas se movimentavam ao redor da
Terra). Despertou severas críticas, principalmente de religiosos.
Vários cientistas foram igualmente importantes como
Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico;
Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon,
criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac
Newton, “pai da física e da mecânica modernas”. O humanismo, o renascimento e a
revolução científica do século XVII mudaram o mundo para sempre, desenvolvendo
uma nova mentalidade, crítica, racional e ativa diante da passividade e
tradicionalismo remanescentes do medievalismo. A partir desse momento, as
transformações no mundo começariam a se acelerar e as estruturas
político-sociais a sofrer forte abalo.
VÍDEOS AULAS
AULA 1: Michel Montaigne - https://www.youtube.com/watch?v=2KnV1f03a8A
VÍDEOS AULAS
AULA 1: Michel Montaigne - https://www.youtube.com/watch?v=2KnV1f03a8A
AULA 2: Eramos de Rotterdam - https://www.youtube.com/watch?v=iP7MUYTOXKw
AULA 3: Tomás Morus - https://www.youtube.com/watch?v=14F7_ll553s
AULA 3: Tomás Morus - https://www.youtube.com/watch?v=14F7_ll553s
CAIU NO ENEM
(Enem 2011) Acompanhando a intenção da burguesia
renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço
geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os
cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma,
o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas:
Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou
também a produção artística, marcada pela constante relação entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
Gabarito: A
resposta correta é a letra B. A expressão “renascentista” nos remete a um
momento em que uma nova mentalidade desenvolvia-se em paralelo com a expansão
da burguesia e do comércio. Ao resgatar valores greco-romanos, artistas,
intelectuais e cientistas, se contrapunham com a visão medieval ainda
predominante na sociedade, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas
descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a
adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida
cotidiana.
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