domingo, 29 de março de 2015

Erasmo de Roterdã

  

- Autor de uma das mais célebres obras filosóficas do Renascimento.
 
- "O Elogio da Loucura" foi escrito originalmente em latim e publicada em Paris, no ano de 1511, pelo escritor, filósofo e teólogo Desidério Erasmo.

- Desde seu título, ela é uma homenagem a Thomas More, autor da "Utopia" e grande amigo de Erasmo.

- Observe a semelhança entre o nome More e Moria (loucura).
 
- "O Elogio da Loucura" fez grande sucesso à época de seu lançamento e continua atual.

- Deve-se destacar que se trata certamente de uma das obras filosóficas mais divertidas de todos os tempos, uma vez que seu autor resolveu escrevê-la de modo francamente satírico, em seus 68 breves capítulos.


CRISTIANISMO E PROTESTANTISMO
 
- No texto, a Loucura, personificada como uma entidade viva, faz seu próprio elogio e se demonstra a imperatriz da humanidade, uma vez que ela é a "mola oculta da vida" e ninguém lhe escapa.

- É assim, em tom de brincadeira, que Erasmo denuncia males reais, como:

** a ingratidão;
** a hipocrisia;
** a intolerância.
 
- Esta última, diga-se de passagem, ocupa uma posição de destaque na obra, de vez que se está num momento de grande litígio religioso.
 
- Lutero se erguera contra o papa, lançando as bases da Reforma protestante.

- Erasmo coloca-se numa posição equidistante entre católicos e protestantes, zombando tanto da pretensão destes últimos, que reinterpretam o cristianismo, quanto da arrogância dos cristãos.
 
- Exatamente por isso, o pensador se torna a grande expressão do humanismo cristão do período.

HUMANISMO

 
- O humanismo deve ser entendido como um movimento literário e filosófico que nasceu na Itália, na segunda metade do século XIV e se difundiu dali para os demais países da Europa, sendo a base ideológica do Renascimento.
 
O humanismo constitui-se do reconhecimento do valor do homem na sua totalidade e a tentativa de compreendê-lo em seu mundo:
** a natureza;

** a história.

- A perspectiva humanista considera o homem em sua totalidade, como ser formado de alma e corpo, destinado a viver no mundo e a dominá-lo.
 
- Nesse sentido, o humanismo faz mudar o foco dos estudos acadêmicos conforme eram orientados na Idade Média, deixando de lado a metafísica e afirmando a importância do conhecimento das leis, da natureza, da medicina e da ética. Isso constitui a base da ciência moderna.
 
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/elogio-da-loucura-obra-de-erasmo-de-roterda-marcou-. Consultado em 28/05/2015.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário