ZN-FILOSÓFICA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LAÇOS DE TERNURA



(A VERDADE ESTÁ POR DENTRO)

Por Claudio Fernando Ramos 28/01/2013 Cacau ":¬)


LEIA O LIVRO E VEJA O FILME. Cacau ":¬)




Se andas precisando de conselhos para a vida, assista esse filme.Não há garantias de respostas objetivas ao termino da exibição; mas, uma coisa é certa: também não haverá apatia. O filme é de 1983, portanto, não será nada fácil consegui-lo... Tudo vai depender da sua necessidade. Cacau “:¬) 

Já fazia alguns anos que não assistia a esse filme. Zapeando a TV fechada hoje, deparei-me com ele novamente. Fui, assim como da outra vez, conduzido à reflexão. Vivemos na era das descaracterizações! A maioria das coisas que vemos, falamos e ouvimos, com muita facilidade perdem o seu sentido original ou inicial, na mesma velocidade em que os segundos se sucedem em nossa vida. Em plena época da comunicação instantânea, caminhamos a esmo, sem direção. A todo tempo esquecemo-nos de onde viemos e, há muito, perdemos a noção exata de para onde estamos indo. Esse filme, Laços de Ternura, de forma análoga às reflexões dos filósofos, não tem a pretensão de responder, nem resolver os significativos entraves da existência humana. Porém, a forma como os atores (Shirley MacLaine está “soberba”, quanto ao Jack Nicholson, ele dispensa apresentações) e o diretor abordaram o excelente roteiro, sobre o qual o filme está belamente estruturado, certamente ajudará o espectador paciente (em alguns momentos o filme pode causar desconforto aos mais moralistas) e sensível (o filme não é sobre a história de alguém, é sobre as nossas histórias), a encaminhar-se pelas fantásticas e ao mesmo tempo conflituosas, veredas da vida. Cacau “:¬)  

Sinopse do filme: Aurora e Emma vivem os altos e baixos da relação mãe-filha. Enquanto Aurora, mãe protetora e viúva há alguns anos, não aprova o casamento de sua filha, Emma vive o drama de saber que seu marido a trai. Entre desentendimentos e alegrias, Aurora começa a se relacionar com o ex-astronauta Garrett Breedlove, um vizinho paquerador, enquanto Emma descobre que tem câncer. Vencedor de 5 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson) e Melhor Roteiro Adaptado.